O Curso IGLU Brasil
Em um ambiente restritivo, a Universidade das Américas visa desenvolver as capacidades de:
- Promover um crescimento considerável de seu registro com qualidade, equidade e coerência.
- Desenvolvimento e compreensão do contexto social, político e econômico.
- Capacitá-lo a superar dificuldades prioritárias com transparencia e superação, com os recursos necessários.
- Adquirir o dinamismo necessário para aumentar ou redefinir o seu papel dentro de um ambiente em constante mudança.
O papel do IGLU é auxiliar as Universidades Contemporâneas a alcançar:
- Uma melhor qualidade para sua gestão.
- A relevância de suas atividades em seus respectivos ambientes.
- A Ampliação de sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.
Como exposto, o IGLU da apoio aos Dirigentes de Universidades em vários aspectos de seu desempenho, tais como:
- Reflexão sobre a essência, os objetivos, missões e a organização da universidade.
- Aperfeiçoamento de um conjunto de conceitos, dentre estes habilidades técnicas, de acordo com os mais modernos conceitos de gestão organizacional e do conhecimento.
- Conhecer as principais correntes de pensamentos, nacionais e internacionais, quanto a parâmetros de interesse científico, tecnológico, fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que influenciam na condução das universidades.
- Fortalecer as capacidades de análise organizacional e do ambiente cultural, existentes em uma Instituição de Ensino Superior.
Objetivo:
Capacitar gestores líderes para o exercício da gestão nas Instituições de Educação Superior Públicas e Privadas.
Expectativas em relação ao participante ao final do Curso:
a) Ser capaz de dirigir e operar estruturas acadêmicas e administrativas flexíveis que favoreçam uma oferta de formação ampla para cobrir uma diversidade de demandas em termos de: interesses; modalidades de formação; necessidades sociais, empresariais e de egressos; atendimentos às tendências internacionais dos campos de formação; e que favoreçam pesquisas e ações de extensão de maior pertinência e impacto social;
b) Estar preparado para gerenciar a internacionalização transversal das funções de ensino, pesquisa e extensão de Universidades Públicas Federais, com níveis de qualidade internacionais, o que permitirá a egressos e acadêmicos o trabalho em contextos internacionais e multiculturais;
c) Conhecer as novas formas de comunicação, negociação e interação com a comunidade para integrar e desenvolver equipes de acadêmicos, pesquisadores e administradores com os perfis necessários para levar a diante a transformação das funções substantivas e pedagógicas, administrativas e operativas das instituições com apoio das tecnologias de informação e comunicação;
d) Promover e gerenciar programas e mecanismos para alcançar uma atualização contínua, tanto pessoal, como de seus colaboradores e da instituição, com base nas tendências educativas, nos desenvolvimentos pedagógicos e nos resultados de pesquisas sobre educação superior em nível local, regional, nacional e internacional;
e) Conhecer as diversas modalidades de financiamento, com a participação de diferentes setores com o propósito de alcançar um maior desenvolvimento institucional;
f) dirigir a instituição em um marco de respeito, honestidade e princípios éticos que sirvam de base para o fortalecimento de uma comunidade universitária responsável e solidária, internamente e em seu entorno;
g) Conduzir as Universidades Públicas Federais como agente de troca social, inovação e colaboração para o desenvolvimento do país com base em um projeto institucional que articule as funções de ensino, pesquisa e extensão.