Apresentação

A Organização Universitária Interamericana – OUI, fundada em 1980, foi criada para responder à necessidade de estender as relações, melhorar a informação e favorecer a cooperação acadêmica entre as Instituições de Educação Superior das Américas, sendo a única organização universitária que abrange todo o continente americano. É uma associação sem fins lucrativos que procura alcançar objetivos essencialmente educativos mediante a cooperação entre universidades das Américas, estimulando a compreensão e ajuda mútua, contribuindo ao desenvolvimento sustentável dos povos das Américas e respeitando a livre discussão de ideias.

Para alcançar os objetivos a que se propõe, a OUI conta dentre outras iniciativas com o Instituto de Gestão e Liderança Universitária – IGLU, entidade criada em 1983, com a finalidade de apoiar as instituições membro da Organização em processos de formação, melhoria e consolidação de dirigentes responsáveis pela gestão acadêmica e administrativa de instituições de ensino superior. Assim, o IGLU busca contribuir para o desenvolvimento institucional das universidades utilizando diversas intervenções de troca e aprendizagem, tanto organizacional como profissional, privilegiando o humanismo, a qualidade e a pertinência, assim como a colaboração interinstitucional.

O instituto está organizado por coordenações e centros distribuídos em todo o continente americano, os quais, com o apoio de universidades e profissionais da educação superior, oferecem diversos produtos e serviços relevantes à gestão universitária e ao estado da arte da liderança contemporânea.

O Centro IGLU Região Brasil, é vinculado a Organização Universitária Interamericana – OUI e ao Instituto de Gestão e Liderança Universitária – IGLU, sediados no Canadá. No Brasil, tem como sede a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e é coordenado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU, que é o responsável por este projeto e pela organização do Curso IGLU Brasil para dirigentes de Universidades.

UFSC / INPEAU – A tradição da Universidade Federal de Santa Catarina no estudo de problemas relacionados com a Administração Universitária remonta à sua instalação, em 1962, quando o Prof. João David Ferreira Lima, seu primeiro Reitor, consciente da importância da gestão universitária para a realização da missão de uma Universidade, não hesitou em buscar recursos para a formação de um quadro profissional altamente qualificados.

A estrutura montada desde a década de 60, a partir da criação de cursos para formação de dirigentes universitários de todo o Brasil, transformou a UFSC, já naquele momento, num referencial de excelência na área de gestão universitária. Em 1978 foi criado o Mestrado em Administração, com ênfase em Gestão Universitária, e em 1988, resultado dessa política, foi criado o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária – NUPEAU, que em 2004 foi transformado no atual Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU.

Ao longo das últimas décadas, a área de Gestão Universitária da UFSC tem-se constituído como um sólido pilar da reflexão crítica e do desenvolvimento do potencial humano e intelectual de dirigentes, servidores técnico-administrativos e pesquisadores. Em sua trajetória de formação de profissionais, passaram pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e INPEAU, estudantes de mestrado, doutorado, dirigentes e pesquisadores, que atualmente desenvolvem atividades em instituições de educação superior espalhadas por todo o Brasil e exterior. Muitos destes, no exercício de cargos como reitor, pró-reitor, diretor acadêmico ou administrativo, chefe de departamento e/ou coordenador de curso.

As ações do INPEAU como centro de excelência e difusor desse conhecimento, construído, sistematizado e difundido no ambiente acadêmico, tem ocorrido por meio de instrumentos como o Fórum Universidade em Debate, a Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, o Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU, já na sua XIV edição; Projetos interinstitucionais para capacitação de dirigentes, e projetos de transformação, reestruturação e criação de novas universidades.

A área de Gestão Universitária da UFSC, além da formação de profissionais, tem-se preocupado com o desenvolvimento de parcerias e projetos importantes, com instituições nacionais. Contudo, a expansão da área da Gestão Universitária da UFSC vem ocorrendo também em nível internacional, a partir de parcerias com universidades latino-americanas e europeias. E, também, com a Organização Universitária Interamericana – OUI, no Canadá, na qual está inserido o curso IGLU.

Nasce deste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária – PPGAU, em nível de Mestrado Profissional. A criação de um Programa desta natureza, voltado para atender as demandas de formação de profissionais para a área, justificou-se em razão da necessidade e da premência em se pensar estratégias para a formação de gestores, que correspondessem a uma ação teórica que, efetivamente, pudesse contribuir com as questões de natureza prática, no âmbito das IES.